• Danilo Castro

O que são os Apps Frugais

MUNDO APP

Os aplicativos móveis, ou apps, fazem parte integral de nossas vidas e a cada dia, descobrimos novas e fantásticas novidades deste mundo maravilhoso de apps que sempre busca facilitar nosso modo de comprar, comunicar, relacionar, entreter, realizar, informar e muitos outros verbos. Porém, este paraíso tem cobrado seu preço - o acesso na ponta dos dedos e a automação excessiva das atividades causam problemas reais para saúde de pessoas e profissionais, que mais e mais não vêem problema algum em "responder só mais um email ou uma mensagem, para não deixar o time na mão" e é aqui que se esconde o momento onde a facilidade, passa a ser um perigo constante a ser monitorado.


MUNDO FRUGAL

Na contramão da loucura do mundo digital dos apps, a frugalidade (ou simplicidade voluntária) muito similar ao movimento minimalista, prega a observância e foco na simplicidade, não extravagância, ostentação e economia de ações e meios. Não é apenas fazer menos pelo fato de ser preguiçoso ou ser "pão duro", é entender que o importante na vida não está na abundância material e sim no equilíbrio entre tudo que se ganha e que se gasta, é observar a prudência e agir de forma objetiva para reduzir os excessos da vida pessoal e profissional. Por muitos praticantes, talvez o simples fato de possuir um smartphone super equipado de apps seja um ato intolerável.


BUSCANDO EQUILÍBRIO


Sempre questionamos muito o propósito das nossas entregas de apps e a relação com as pessoas que os usam - muito além de usabilidade (UX), design (UI) e funcionalidade - sempre queremos entender se tudo está fazendo sentido, se está sendo adotado, compreendido e se todos estão vendo claramente o valor da utilização e o impacto na vida cotidiana de cada usuário.


Quando comecei a estudar mais sobre malefícios do uso continuado da tecnologia e sobre frugalidade, apesar de mundos opostos, tudo se conectou e decidimos traçar um manifesto para o desenvolvimento de aplicativos frugais, isto é, criar apps que precisam resolver problemas funcionais complexos mas focados na simplicidade e objetividade de seu uso, para que resolvam-se os problemas corporativos sem causar outros nas vidas pessoais de seus colaboradores.



MANIFESTO


Estas são as 10 diretivas que elaboramos para equilibrar estes 2 mundos, distintos e necessários para nossas vidas:

  1. Mais foco nas pessoas impactadas do que nos usuários satisfeitos.

  2. A verdade de forma clara, sem frieza ou arrogância.

  3. Remova a intuição programada.

  4. Educar pela facilidade do uso.

  5. Primar por funcionalidades com reduzidas dependências.

  6. Para tudo: menos é muito, muito mais.

  7. A entrega deve ser tão rápida quanto o entendimento de seu valor.

  8. Abraçar as mudanças genuínas e dar transparência de seu impacto.

  9. Cada visual ou função deve ser assertiva em seu propósito.

  10. Eliminar ou reduzir a atração, não requisitada por ela mesma, ao aplicativo.

Espero que nossa inspiração possa chegar a todos na comunidade de desenvolvimento de software e que possamos debater e acrescentar a este manifesto inicial, para que possamos evoluir nossas tecnologias digitais, de forma consciente, equilibrada e positiva.


EXEMPLOS


Estamos falando de mudar o paradigma básico de como muitas aplicações são criadas, os times de growth marketing e Ads vão ter sua carga de desafio pela frente, mas já conseguimos observar alguns conceitos vindo à tona, seja de forma orgânica e natural ou seja meio "sem querer", isso realmente não importa, ficamos com os impactos positivos que a simplicidade e a objetividade trazem para a vida das pessoas.

São exemplos de apps que seguem conceitos do Manifesto Frugal: Nubank, Netflix, Spotify para citar alguns populares e ferramentas de produtividade como Jira e Monday.


Não se trata apenas de um design minimalista, é todo um conjunto de ações que envolvem sim o design e a usabilidade, mas vão além, descem para parte técnica e funcional, impactando como o aplicativo se relaciona com a pessoa que o está manipulando.


Já está imaginando como usar estes conceitos no seu próximo desenvolvimento? Fique a vontade, entre em contato conosco e ficaremos gratos em poder auxiliá-los.


93 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Todos os direitos reservados 2021.