• Danilo Castro

A importância dos Apps no dia-a-dia das corporações

Não há como imaginar um mundo sem os nossos smartphones... mais precisamente, um

mundo sem os nossos preciosos "apps". Esta palavra carinhosamente adotada do inglês "Applications" que apesar de pequenina, traduz uma revolução tão gigantesca que não caberia neste post - e tudo isso virou mainstream há pouco mais de 10 anos!


Os apps representam a revolução de como nos comunicam os, relacionamos, fazemos negócios, meditamos, organizamos e muito mais. Estes softwares super compactos e sempre a mão transformaram a cultura mundial, se tornaram cada vez mais poderoso, presentes e necessários e elevaram o nível de maturidade digital em escala global - do pequeno agricultor no interior do Mato Grosso até um alto executivo de São Paulo, todos tem seus apps sempre a mão.



Apps no trabalho


Porém algo que sempre foi tabu, foi a sua utilização dentro do ambiente de trabalho. Seja por conta da instalação se dar de forma privada e fora da segurança e compliance necessários das empresas ou por ser um local onde outros apps possam remover a atenção do colaborador durante as rotinas corporativas, perdemos a grande vantagem que os apps nos trazem - estar sempre a mão e todos, definitivamente todos, conseguem operar com facilidade.

O desafio aqui é conseguir então equilibrar segurança e confiança, uso devido e sem exageros focados na produtividade que estes apps possam trazer sem ultrapassar os limites dos contratos trabalhistas e também sem desvios por parte dos colaboradores - isto nos leva ao tema dos apps frugais, saiba mais aqui.


Imagine poder ter apps que conectam-se de forma simplificada aos complexos e super completos sistemas corporativos, porém abstraindo apenas o que é necessários a ser feito por cada colaborador - alertando do que é necessário e dando autonomia para executar o que, quando e como for necessário. Consegue perceber o salto de produtividade que isso pode causar nas atividades do dia-a-dia da sua empresa?


Entenda também a frustração, perda de tempo e produtividade dos seus colaboradores ao lidar com os "sistemas corporativos" duros, com usabilidade questionável, nada intuitivos, e por vezes feios (sim, isso também impacta muito nas rotinas de seus usuários) - em comparação com o tudo o que um Nubank, iFood, WhatsApp, Instagram e LinkedIn oferecem.



A virada no mindset


Este é o ponto crucial para as empresas que ainda relutam em entender o POTENCIAL PRODUTIVO tanto para o negócio quanto para as pessoas, que melhorar sua qualidade de vida e sua qualidade de trabalho.


Todas as empresas vão precisar de um aplicativo móvel nesta era para crescer, seja para seus consumidores ou para seus colaboradores.


Se ainda tem dúvida, fizemos um TOP 5 de vantagens diretas que os Apps Corporativos, podem trazer para sua empresa:


1. Maior Produtividade


Obter melhores resultados para seu negócio não significa trabalhar muito, significa trabalhar de forma objetiva e assertiva, respeitando os limites do pessoal e do profissional, produzindo um ambiente de estar sempre entre o "ON e o OFF", este mesmo sentimento que muito pudemos experimentar durante este período desafiador de pandemia. Os Apps definitivamente são o meio para esta finalidade, uma vez que representam ferramenta e matéria-prima necessária para este tipo de ação.


2. Exposição Aprimorada


O fato das pessoas sempre usarem seus celulares para uma finalidade ou outra, expõe os ícones das aplicações sempre ao subconsciente e permite que haja um lembrança recorrente sobre cada item que está na tela, mesmo que geralmente não o usem, eles se lembrarão do serviço ou funcionalidade quando houver necessidade.


3. Reputação da marca


O outro benefício significativo do aplicativo é que ele constrói uma reputação da sua empresa, tanto internamente para seus colaboradores (atuais e futuros) como para seus consumidores. Tornar a vida das pessoas mais fácil, impacta positivamente a qualidade de vida destes e o que se traduz numa maior conexão entre empresa e pessoas.


4. Ajuda sempre a Mão


Os apps se tornam verdadeiros auxiliares virtuais para os vários afazeres, notificando quando precisamos atuar e indicando de forma assertiva o que fazer. O uso equilibrado destas funcionalidade apresenta um outro efeito benéfico para o colaborador, que pode se conectar e desconectar com facilidade, sem perder atividades que possam comprometer seus afazeres profissionais e pessoais.


5. Melhor Comunicação


Por último e não menos importante, os apps são (por natureza) elementos de comunicação e especialmente equipados com os avanços das tecnologias móveis como Realidade Aumentada, Visão Computacional e próximos da entrada da infraestrutura de ultra-velocidade do 5G, permitem que a nossa capacidade de transmitir um conhecimento, seja tácito ou formal, seja enormemente ampliada.



Revolução que cabe no bolso!


O desenvolvimento de aplicativos móveis por uma equipe de desenvolvedores e designers experientes ajuda muito a assertividade e agilidade na implantação destas iniciativas.


Outro ponto que torna o processo fácil e menos custoso é o uso de uma plataforma de integração mobile - como a apresentada abaixo:


Esta plataforma suporta a conexão de vários apps construídos exclusivamente para a empresa ou conecta apps de mercado através de APIs próprias e exclusivas para estas finalidades e traduz para os sistemas legados existentes, podendo ser configuradas para as mais diversas necessidades.


Seja a construção do app feita pelos times internos ou por desenvolvedores especializados, a camada criada permite combinar as necessidade de compliance da TI com a privacidade e boa utilização dos app de forma individualizada.


Fale com a MondoDX e agende para experimentar nossa plataforma de integração mobile e serviços de desenvolvimentos de apps.




9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo